Promover o correto tratamento de água industrial é um ponto de grande importância para pequenas, médias ou grandes empresas.
Utilizada em grande volume e em diferentes tipos de indústrias, a água deve ser tratada corretamente, já que isso impacta diretamente na:
- Eficiência operacional;
- Preservação dos recursos hídricos;
- Conformidade com as regulamentações ambientais.
Diante disso, elaboramos este artigo. Nele você irá entender a importância do tratamento de água utilizada pela indústria, assim como os sete benefícios que este procedimento traz para seu negócio.
Tratamento de água: entenda a importância
Mesmo com muitas dificuldades, o parque industrial brasileiro figura entre os mais produtivos e diversificados do mundo.
Segundo artigo do portal Agência de Notícias da Indústria, o setor é reconhecido mundialmente pela produção de:
- Alimentos e bebidas;
- Couro, calçados e têxteis;
- Móveis, celulose e papel;
- Extração de minérios e de petróleo.
Também produz e exporta bens de média e alta tecnologia, como produtos químicos e farmacêuticos, veículos automotores e até aeronaves.
Entretanto, à medida que a indústria cresce, aumenta-se também a quantidade de água utilizada nos mais variados processos, desde o ramo têxtil até petrolífero.
Conforme o Portal da Indústria, o segmento industrial é responsável por aproximadamente 10% do consumo de água no Brasil.
Consequentemente, as preocupações sobre o impacto do uso excessivo da água e sua necessidade de tratamento tornaram-se o foco de muitos debates.
Como exemplo, temos este seminário idealizado pela Prefeitura de São Paulo e instituições holandesas.
Além disso, o tratamento da água usada pela indústria é uma medida vital para o setor. Afinal, somente assim é possível proteger os recursos hídricos e preservar a qualidade dos mesmos.
Nesse contexto, o Fórum Econômico Mundial salienta que os riscos hídricos estão entre as principais ameaças globais, pois a escassez e a qualidade comprometida da água impactam a produção industrial e os investimentos. Consequentemente, o tratamento torna-se fundamental.
7 benefícios do tratamento de água industrial
Como já falamos, a água é um recurso indispensável na indústria. O tratamento dela impulsiona a produtividade, promove a economia e, claro, contribui com a sustentabilidade.
Por essa razão, a indústria que investe em uma estação de tratamento de água pode se beneficiar de diversas formas. Veja:
1. Melhora a eficiência operacional
Além da economia obtida com a reutilização da água, o tratamento de efluentes industriais também contribui com muitas melhorias na operação.
A otimização de recursos e custos, associada à redução de tempo no processo de descarte, por exemplo, são algumas dessas vantagens.
2. Diminuição da poluição e contaminação da água
Tratar os efluentes industriais é uma forma de garantir que os resíduos gerados pelos processos industriais tenham um descarte consciente. Logo, sem a ocorrência de poluição e contaminação de rios e mananciais.
Para que isso seja possível, o processo de tratamento conta com diversos processos físicos, químicos e biológicos. Assim, garante a diminuição de impactos e desequilíbrios das águas, favorecendo também a vida dos seres aquáticos.
3. Promove a sustentabilidade
Implementar um sistema de tratamento de água é uma das melhores formas de mostrar que uma empresa é mais sustentável, pois contribui para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
4. Aumenta a vida útil dos equipamentos e a eficiência operacional
Quando a água utilizada é livre de impurezas, ela contribui com o aumento da expectativa de vida dos equipamentos. Ou seja, evita o acúmulo de depósitos e ocorrências de corrosão.
O correto pH da água é um claro exemplo disso. Essa é uma medida da acidez ou alcalinidade da água, e desempenha um papel de grande relevância na gestão da água industrial.
Este artigo, por exemplo, destaca que a manutenção do nível de pH correto é fundamental para proteger as instalações.
Águas com valores extremos podem causar a corrosão de tubulações e equipamentos, reduzindo a eficiência operacional.
5. Melhora a imagem da marca
Implementar um sistema de tratamento de água também pode trazer benefícios sociais e mercadológicos interessantes.
Até o branding da empresa pode ser melhorado, porque mostra a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social.
Um levantamento realizado pela consultoria Bain & Company comprova isso. Dentre os mais de 2 mil brasileiros que responderam à pesquisa, 80% disseram estar muito preocupados com o meio ambiente e com as mudanças climáticas.
Diante disso, muitos consumidores procuram empresas e marcas que levam o meio ambiente a sério, sendo esse um diferencial na escolha de consumo.
6. Reduzir o consumo de energia elétrica
Nos segmentos industriais, o tratamento de água pode ajudar a reduzir o consumo de energia ao tornar os processos industriais mais eficientes. Principalmente por evitar obstruções e entupimentos, reduzir a corrosão e permitir o reuso de água.
Ou seja, diante dos pontos apresentados, implementar um sistema de tratamento de água pode ajudar qualquer indústria a:
- Melhorar sua imagem perante o consumidor;
- Cumprir regulamentos;
- Reduzir custos;
- Melhorar a qualidade do produto e da produção, tornando-os mais sustentáveis.
7. Permite que a indústria se alinhe à legislação ambiental
A última grande vantagem que uma indústria tem ao investir em soluções e tecnologias para o tratamento de água é a adequação às legislações ambientais.
Uma das diretrizes é a Resolução CONAMA 430/2011, que fornece todas as regras para o lançamento de efluentes em corpos d’água receptores.
Tenha os melhores sistemas para tratar águas industriais na sua empresa
Você está convencido de que o tratamento de água é fundamental antes de ela ser lançada ao meio ambiente?
Então é importante entender que o tratamento correto deste valioso insumo depende de uma combinação de vários passos, que incluem:
- Identificar o contaminante;
- Escolher o sistema de tratamento mais adequado;
- Testar a qualidade da água tratada.
Além disso, a variedade de sistemas usados para tratar os efluentes industriais é bastante grande. Escolher o tipo de tratamento ideal depende de vários fatores, incluindo:
- Tipo de processo realizado pela indústria;
- Natureza dos contaminantes;
- Requisitos de qualidade da água exigidos pelos órgãos fiscalizadores.
Ficou interessado? A SaveWater tem um portfólio completo de soluções em tratamento de água para a sua indústria. Baixe o nosso catálogo e conheça todas as possibilidades.
0 comentários