Responsabilidade ambiental nas indústrias: conheça as boas práticas do mercado

por | 16 maio, 2024 | Responsabilidade Ambiental | 0 Comentários

No atual cenário, muitas indústrias já têm ciência de que agir com responsabilidade ambiental é mais do que um dever previsto na legislação.

Cada vez mais, os gestores do segmento entendem que suas atividades podem gerar impactos ambientais, seja por meio da poluição do ar, da água e do solo, seja pelo desenfreado uso de recursos naturais.

Para impedir tais impactos, muitas indústrias começam a adotar algumas boas práticas, que fazem delas mais responsáveis ambientalmente, atendendo a demanda do mercado.

Neste artigo você conhecerá as boas práticas que o segmento industrial pode adotar para ter um desenvolvimento muito mais sustentável, sempre respeitando a natureza e o meio ambiente.

A responsabilidade ambiental é de todos, inclusive da indústria!

O despejo irregular dos efluentes industriais no meio ambiente é um problema mundial, especificamente por provocar sérios prejuízos. 

As consequências podem ser tanto ambientais, como sociais e até econômicas e, dentre eles, a poluição hídrica, infelizmente, se destaca negativamente. 

Para termos uma ideia, apenas 6,5% dos rios brasileiros têm uma água de boa qualidade. Entretanto, a poluição gerada, principalmente pelos efluentes industriais, não afeta apenas os rios e mananciais. 

Nossos lençóis freáticos também já apresentam problemas decorrentes da contaminação, a ponto de afetar o abastecimento de água em muitas de nossas cidades. 

Estes dados são uma comprovação de que o desenvolvimento ambientalmente sustentável é também de responsabilidade do setor industrial. Logo, que precisa pensar em estratégias mais inteligentes na hora de fabricar produtos e descartar resíduos.Cada vez mais, as organizações reconhecem a importância de assumir um papel mais ativo de responsabilidade ambiental. Assim, adotando práticas que sejam sustentáveis, não apenas para beneficiar a natureza, mas também a sociedade como um todo.

Como a indústria lida com a responsabilidade ambiental?

Quando o assunto é responsabilidade ambiental, não faltam exemplos de companhias no Brasil, e no mundo, que já praticam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos e coordenados pela ONU.

Uma pesquisa da Deloitte comprova isso. Entre as 501 empresas entrevistadas, 74% delas adotam pelo menos uma ação de responsabilidade ambiental.

Dentre as principais ações citadas pela pesquisa, destacam-se:

  • Investir em educação e conscientização ambiental para os colaboradores (46%);
  • Aplicar o conceito de economia circular (39%);
  • Possuir políticas de contratação de fornecedores com boas práticas ambientais (30%).

Além disso, quase metade dos entrevistados percebe que suas ações ambientais são bem-vistas pelos clientes, com 48% afirmando que seus impactos no ambiente são percebidos como muito relevantes.

Outro aspecto importante da pesquisa é a estruturação interna das empresas para lidar com questões ambientais, com:

  • 60% dos entrevistados tendo equipes próprias para essa finalidade;
  • 40% buscam apoio de consultorias especializadas;
  • 38% têm as ações apoiadas por associações ou entidades do setor, 27% por certificadoras ambientais e 11% por startups.

4 boas práticas de responsabilidade ambiental na indústria

4 boas práticas de responsabilidade ambiental na indústria

Para garantir que a gestão do setor industrial tenha responsabilidade com o meio ambiente, a realização de algumas boas práticas é fundamental.

Dentre essas práticas, merecem maior atenção:

1. Criação e implementação de uma gestão ambiental mais efetiva

A gestão ambiental é um sistema de métodos que visa gerenciar todas as atividades realizadas na indústria com ênfase nas questões ambientais, desde a extração da matéria-prima até programas de coleta seletiva de resíduos.

Resumidamente, a gestão faz referência ao que é feito de modo prático e efetivo em respeito à natureza e ao ambiente.

2. Reduzir, tratar e reutilizar os efluentes industriais

A água é indispensável para praticamente todos os segmentos industriais. Porém, o que é feito após seu uso é fundamental! Ou seja, as empresas precisam se preocupar com o tratamento e possibilidade de reuso de seus efluentes.

Os sistemas de tratamento de água e esgoto industriais são essenciais para isso. Eles são concebidos para tornar este insumo mais adequado para um determinado uso, como consumo, fabrico ou descarte sustentável.

Uma boa opção neste caso é investir em Estações de Tratamento de Água (ETA’s) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s). Essas são práticas essenciais para todo tipo de indústria que preza pelos cuidados com o meio-ambiente.

3. Promover a conscientização dos colaboradores

As ações de responsabilidade ambiental dependem, cada vez mais, das pessoas. Por isso, é preciso incentivar os colaboradores das indústrias através da conscientização e educação, visando a melhoria contínua para as gerações futuras.

Através da conscientização, são construídos valores sociais, atitudes e competências voltadas para promover a conservação da natureza.

A conscientização pode ainda ser utilizada como um instrumento para pensar nas soluções que ajudam a resolver os problemas associados aos resíduos gerados pela indústria. Logo, tratando-os e dando o destino correto a eles.

4. Dar preferência para fontes de energia limpas e renováveis

As energias sustentáveis, como a solar, a eólica e a biomassa, precisam ganhar cada vez mais espaço dentro da indústria, garantindo o futuro do planeta.

Esse é tido como o modelo industrial do futuro que, aos poucos, já vem trazendo benefícios para o presente. 

Segundo relatório global Atlas Setorial, divulgado pela Forbes, estima-se que foram investidos US$ 2,8 trilhões em energia no ano de 2023. 

Desse montante, mais de US$ 1,7 trilhão foi destinado às energias limpas, além de energias renováveis de uso final e eletrificação.

As indústrias estão substituindo modelos antigos de geração energética por boas práticas, aproveitando melhor os recursos limpos e renováveis e minimizando os danos ao meio ambiente.

Uma pesquisa da CNI, citada pela Veja, destaca que a utilização de energia renovável é o principal foco de investimento das indústrias (42%), seguida pela modernização de máquinas (36%) e medidas para otimizar o consumo de energia (32%). 

Dessa forma, as empresas podem adotar estratégias de curto, médio e longo prazo, visando maior responsabilidade ambiental.

No catálogo de produtos SaveWater você encontra soluções completas para o tratamento de água e esgoto. Então, adote estratégias sustentáveis em sua empresa e contribua para um meio ambiente mais sustentável.

Baixar catálogo agora
Avalie este post

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *