Em uma indústria, o gerenciamento de projetos é sempre um grande desafio. Temos que nos preocupar com o alinhamento de recursos e prazos para alcançar objetivos. Podemos tomar como exemplo a gestão de projetos do uso da água em uma indústria.
Esse tipo de gestão é uma preocupação crescente para a indústria moderna em todo o mundo. Este é um recurso aplicado em uma vasta gama de processos industriais, como fabricação, resfriamento, limpeza, entre outros.
Assim, para melhor discutir esse tema, elaboramos este conteúdo. Nele, você entenderá a importância do gerenciamento de projetos em uma indústria que depende do uso da água. Acompanhe!
O que é gerenciamento de projetos?
“Por trás de qualquer projeto, sempre há um objetivo a ser alcançado!”
Partindo dessa afirmação apresentada em um artigo da FIA Business School, o gerenciamento de projetos é um conjunto de práticas e técnicas adotadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de qualquer organização.
Isso inclui a realização de importantes ações, como:
- Elaboração e detalhamento de todo o escopo;
- Organização dos recursos necessários (humanos, financeiros e materiais) para colocar o projeto em prática;
- Montagem de um ou mais cronograma de ações e registro dos custos;
- Monitoramento dos riscos relacionados ao projeto.
Essas ações são essenciais e visam entregar um resultado mais adequado. Também asseguram que o projeto seja conduzido da melhor forma possível, minimizando falhas ou desvios.
Um bom gerenciamento também possibilita que cada decisão tenha embasamento em estratégias e técnicas muito bem alinhadas.
Ou seja, como já destacamos, gerenciar projetos é garantir que eles sejam executados e concluídos para atingir o objetivo com excelência.
Por que adotar um eficiente gerenciamento de projetos é tão necessário?
O gerenciamento de projetos desempenha um papel de grande relevância na organização e execução de tarefas. Quando bem realizado, ele garante que os projetos sejam concluídos:
- Dentro do prazo;
- No orçamento previamente planejado; e
- Com a qualidade esperada.
Um projeto bem gerido também proporciona uma visão clara e mais estruturada do que deve ser feito em todas as etapas, desde a definição dos objetivos até a entrega.
Há também outros benefícios que merecem destaque:
Maior capacidade de controle e organização
Quando adotado corretamente, o gerenciamento de projetos proporciona um maior controle e organização de todas as atividades. Com ele, os gestores podem acompanhar o andamento de cada etapa.
Riscos reduzidos
Por meio das práticas de gestão, será possível identificar e mitigar os riscos envolvidos em cada projeto. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis e minimiza as chances de fracasso.
Podemos, novamente, tomar o exemplo do gerenciamento da água na indústria.
Uma gestão eficiente garante o uso deste insumo de forma ininterrupta, possibilitando a continuidade das atividades. Permite também que a empresa aumente sua responsabilidade ambiental perante a sociedade e ao mercado consumidor.
Ganho de eficiência
Com o gerenciamento de projetos, as equipes de trabalho tendem a ser mais eficientes e produtivas. Isso porque suas tarefas são distribuídas de maneira adequada, os prazos são monitorados e as atividades são executadas com base em um cronograma bem definido.
8 passos para a alcançar o sucesso do seu projeto
Não é incomum encontrar empresas que enfrentam dificuldades com a falta de controle na gestão de seus projetos.
Por isso, investir em ações que promovam a eficiência gerencial dos projetos é essencial. Veja algumas dicas neste sentido:
1. Estabeleça metas e objetivos claros
Sem metas e objetivos claros é impossível alcançar o sucesso de um projeto. Por isso, certifique-se de expor com o máximo de transparência para todos os membros do time quais são os objetivos.
2. Crie um plano detalhado de todo o projeto
Este plano é representado por um documento que irá orientar tanto a execução, quanto o controle daquele projeto.
Descreva todas as tarefas e os respectivos marcos que precisam ser concluídos. E tente, ao menos, estabelecer um cronograma prévio para direcionar as suas atividades.
3. Trabalhe com a priorização de tarefas no projeto
Atue de maneira efetiva na priorização de tarefas. Dedique-se a identificar quais tarefas são mais importantes em termos de conclusão, e então as priorize.
Isto ajudará a sua indústria a atingir os objetivos no curto, médio e longo prazo. Vale, inclusive, estabelecer um calendário viável para todo o projeto.
Saiba mais: 7 benefícios do tratamento de água para a sua indústria.
4. Monitore o progresso do trabalho constantemente
Ainda que os processos não estejam funcionando como planejado, é possível ajustar o trabalho.
Por isso, ao estabelecer metas, certifique-se de se guiar por dados e métricas que serão capazes de mostrar se o alvo desejado está sendo alcançado. Além disso, por meio de relatórios inteligentes, a eficiência das tarefas será melhorada.
5. Seja flexível
Na sua indústria, se prontifique a buscar a adaptação conforme as mudanças forem surgindo.
Na área de tratamento de água, os avanços são constantes, então seja ágil, flexível e adaptável às mudanças no gerenciamento de projetos.
6. Identifique os riscos do projeto e crie um plano de contingência
Dentro do gerenciamento de projetos é fundamental identificar os riscos potenciais associados ao seu negócio para assim desenvolver um plano para mitigá-los.
Basicamente, esse processo ajuda a manter a normalidade dentro da indústria, evitando que uma crise afete o seu funcionamento de forma mais grave ou, no nosso caso, a continuidade do projeto.
7. Mantenha os documentos do projeto organizados
Manter os documentos sempre organizados é uma das dicas mais importantes para o gerenciamento de projetos.
De preferência, opte por ter os documentos digitalmente gerenciados. Eles são essenciais para que você possa agir mais rapidamente quando necessário.
8. Melhore continuamente
Tudo está correndo bem no seu projeto de tratamento de água usado na sua indústria? Certamente é uma ótima notícia, mas o trabalho não pode parar por aí. Você deve continuar a:
- Se dedicar para a melhoria progressiva;
- Revisar os processos internos;
- Avaliar as etapas do gerenciamento;
- Mensurar os KPIs;
- Realizar melhorias conforme houver a necessidade.
A verdade é que sempre há algum detalhe que pode ser otimizado e melhorado – e é exatamente as empresas que identificam tais pontos que aumentam a eficiência no gerenciamento de seus projetos.
Soluções de tratamento de água é com a SaveWater
Como já destacamos, o gerenciamento de projetos pode ser aplicado dentro de uma indústria para aumentar a eficiência e disponibilidade de uso da água.
Gerenciar um projeto de que faz uso da água dentro da indústria pode representar um grande desafio, afinal são muitos os processos para colocar um novo projeto em operação.
Mas, se você quer alcançar o sucesso, conte com a SaveWater. Para cada necessidade, possuímos equipamentos, ferramentas e recursos humanos capazes de oferecer a melhor solução em:
- Estações completas;
- Tratamento de água por membranas: osmose reversa e ultrafiltração;
- Tratamento de lodo: adensamento e deságue;
- Floculadores mecânicos ou hidráulicos;
- Sistemas de desmineralização;
- Abrandadores;
- Reservatórios de água;
- Filtros pressurizados;
- Redes coletoras e adutoras;
- Projetos e consultoria;
- Obras Civis;
Com flexibilidade e elevado potencial técnico, a SaveWater opera de acordo com as necessidades de cada cliente, oferecendo estações com capacidades, materiais e formatos variados para cada perfil de empresa.
Receba o nosso catálogo de soluções e veja qual se adequa melhor às necessidades do projeto que você está querendo aplicar na sua indústria.
0 comentários