Água na indústria: como evitar a falta e custo elevado deste recurso

por | 20 jun, 2024 | Tratamento de água | 0 Comentários

Promover uma gestão mais eficiente da água na indústria é uma preocupação crescente dentro do setor, visto que esse é um recurso fundamental para uma ampla gama de processos industriais.

No Brasil, o setor industrial consome 10% da água captada, segundo a CNI. Por essa razão, garantir a eficiência no uso desse recurso é indispensável para o desenvolvimento econômico do setor e também do país.

Para isso, é necessário superar vários desafios no uso da água, como a falta deste recurso em volume suficiente, além do custo.

Nesse artigo, entenda qual é a importância da água na indústria. Além disso, confira algumas dicas para superar os problemas relacionados ao uso deste recurso tão importante.

Consumo de água na indústria

O Brasil é um dos países mais industrializados do mundo. Em 2022, por exemplo, o setor foi responsável por:

  • 25,5% do PIB;
  • 66,6% das exportações brasileiras de bens e serviços;
  • 11,2 milhões de empregos, segundo o Portal da Indústria.

Toda essa intensificação e maturidade do setor faz com que a indústria brasileira seja uma grande consumidora de água.

Conforme os dados apresentados pela Conjuntura Brasil de Recursos Hídricos – 2023, a indústria brasileira consumiu 9,4% de toda a água retirada de mananciais superficiais e subterrâneos em 2022.

O levantamento da ANA aponta que a indústria de transformação utilizou 190,52 metros cúbicos de água por segundo (m3/s), além de 31,62 m³/s para a indústria extrativa mineral.

Além disso, as projeções estimam que, em 2030 e 2040 o parque industrial brasileiro deve consumir, respectivamente, 217,10 m3/s e 250,71 m3/s, com destaque para os seguintes segmentos:

  • Produtos alimentícios;
  • Bebidas;
  • Celulose, papel e produtos de papel;
  • Produtos derivados de petróleo e biocombustíveis;
  • Produtos químicos;
  • Metalurgia, e outros.

Todo esse cenário destaca a importância da água para o segmento industrial. Porém, há uma série de desafios relacionados ao uso da água na indústria que merecem atenção constante. E é sobre eles que discutiremos a seguir.

Saiba mais: Responsabilidade ambiental nas indústrias: conheça as boas práticas do mercado

Principais desafios da indústria quanto ao uso da água

Principais desafios da indústria quanto ao uso da água

O uso da água na indústria tem uma grande diversidade de aplicações, a depender do tipo de produto, serviço e de seus processos associados. Nos segmentos industriais, ela pode ser aplicada como:

  • Matéria-prima, reagente e solvente de substâncias sólidas, líquidas e gasosas;
  • Lavagem e retenção de materiais contidos em misturas;
  • Veículo de suspensão;
  • Operações envolvendo resfriamento e transmissão de calor, entre outras aplicações.

Entretanto, a escassez de água afeta não só a indústria brasileira, como também as indústrias em todo o planeta.

À medida que a demanda por água aumenta, seja pelo crescimento populacional, ou pela expansão industrial e do agronegócio, as fontes de água doce passam a se tornar mais limitadas.

Isso pode resultar em restrições no fornecimento de água para as operações industriais, afetando a produção e aumentando os custos.

Agregado a isso, temos os custos crescentes associados ao tratamento, compra e oferta de água, que impactam diretamente sobre as despesas operacionais das empresas.

Por fim, mas não menos importante, temos as regulamentações ambientais, ligadas à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Elas estão cada vez mais rigorosas quanto ao uso da água e tratamento de efluentes.

Além disso, as empresas enfrentam a pressão do mercado consumidor e de investidores para cumprir essas regulamentações, o que costuma ser complexo e dispendioso, mas muito necessário.

Tais fatos exigem da indústria ações estratégicas e maneiras capazes de otimizar o uso da água e reduzir o desperdício.

3 medidas que garantem uma gestão mais eficiente da água na indústria

Vazamentos, equipamentos ultrapassados, métodos antigos e falta de gestão são fatores que causam a parte do desperdício de água na indústria.

Eles elevam os custos de produção e comprometem a produtividade da indústria. Por isso, devem ser conduzidos de uma forma com que elevem a gestão deste recurso tão importante.

Nesse contexto, entre as medidas recomendadas estão:

1. Mapeie o consumo de água

Independentemente do ramo da atividade industrial, é muito importante ter ciência do setor da fábrica que está consumindo mais água. Para isso, monitore cada processo.

Com isso, é possível realizar um planejamento estratégico voltado à redução do consumo de água.

Instalar medidores de pressão e de fluxo de água é uma forma de facilitar esta tarefa, auxiliando na identificação de vazamentos que estão gerando desperdício.

Tal medida não apenas reduz os custos, como também é uma forma de melhorar a eficiência geral das operações.

2. Conscientize seus colaboradores

Quando o assunto é uso sustentável da água na indústria, a conscientização de todos é um pilar essencial. É praticamente impossível efetivar as práticas do uso da água na indústria se não houver engajamento de todo o time.

Diante disso, mantenha em dia as campanhas para conscientizar colaboradores e esteja sempre aberto a ouvir sugestões e boas ideias.

Tão importante quanto ouvir os colaboradores é mostrar a eles que a gestão se importa com os resultados alcançados quanto ao consumo de água.

3. Invista em tecnologias de tratamento de água

Nos últimos anos, a tecnologia de tratamento de água e de esgoto tem avançado significativamente, especialmente com a adoção de sistemas de osmose reversa e tratamento de água por membranas.

Essas tecnologias permitem que o setor industrial reutilize e recicle a água utilizada em seus processos. Com isso, conseguem reduzir a dependência de fontes de água fresca e, ao mesmo tempo, minimizam o impacto da escassez de água na produção.

Ou seja, investir em tecnologias de tratamento de água é uma forma de minimizar a poluição da água e garantir que este recurso natural esteja sempre disponível. Não apenas para a indústria, mas também para todos que dependem dele.

Por fim, importante destacar que, à medida que os setores industriais evoluem, as melhores práticas de tratamento se apresentam como um passo de grande relevância em direção a um futuro sustentável e equilibrado.E essa é a missão da SaveWater! Fornecemos os melhores equipamentos e estações completas para o tratamento de água e esgoto para a sua empresa. Acesse nosso catálogo e conheça as nossas soluções.

Baixar catálogo agora
Avalie este post

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *